quarta-feira, 30 de junho de 2010

Se eu fosse uma “blogueira” assídua e disciplinada,

... teria falado da injustiça do despacho normativo 7/2010 (permite que alunos que tenham 15 anos e estejam em situação de não transição no 8ºano se proponham a realizar exames de equivalência à frequência do 9ºano e passem, automaticamente e queimando etapas, para o 10ºano) e teria dado voz ao sentimento de descredibilização do ensino e do esforço que me foi expresso pelos alunos empenhados.
Teria falado do empobrecimento da literatura, língua e cultura portuguesas neste mês de Junho, com as mortes de João Aguiar e José Saramago.
Teria lamentado o pouco destaque que se deu ao desaparecimento do primeiro.
Teria revelado que ainda não iniciei a minha época balnear e que detesto a praia no Verão. (Não, não é por causa das famílias e das criancinhas, nem da música ou do farnel dos vizinhos da toalha pirosa. Dentro dos limites do aceitável, penso que a praia é de todos e as minhas regras de conduta ou estética são tão válidas como as dos outros. Simplesmente não suporto expor-me sob um sol de 35 graus).
Teria partilhado as reflexões provocadas por Uma questão de beleza, de Zadie Smith.
Teria confessado que a leitura de Mal-entendidos, de Nuno Lobo Antunes, me tem deixado de olhos baços em vários locais públicos da capital.
Teria falado dos novos projectos para o próximo ano (e consequentes receios, anseios e dúvidas).
Teria feito referência ao mundial?!?! Não, provavelmente não...
Mas sou uma “blogueira” pouco assídua e muito displicente. Nota negativa para mim!

domingo, 13 de junho de 2010

ora, nem mais!


continuando...


O que disse para os filmes é igualmente válido para os livros. Por confessa incapacidade para escrever palavras tão certeiras, aqui uma bela crónica de João Gobern sobre Os Íntimos, de Inês Pedrosa.

(crónica de 2010-05-31: "Ò diabo já me viram")

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Gostaste?


Detesto ver um filme com pessoas que, ainda os créditos estão a passar, me perguntam sofregamente “Então, o que achaste?”
Preciso de algum tempo para digerir. Não gosto de filmes de efeito instantâneo: ver, opinar e já está. Sou incapaz de participar em tertúlias, grupos de discussão, ou seja lá o que for, que consistam em assistir a um filme e, em seguida, comentar ou discutir em conjunto aquilo a que se assistiu.
Prefiro, de longe, ouvir ou tecer um comentário sobre um filme, uma cena ou uma personagem numa situação inesperada, a meio de uma qualquer conversa, a propósito de uma história que faça recordar o mesmo. Por vezes, a partir destes breves momentos, descubro afinidades que me pareciam muito improváveis .
Uma breve troca de palavras num momento pouco oportuno ao seu desenvolvimento pode servir de mote para uma longa e interessante conversa sem hora marcada e sem guião.



quinta-feira, 10 de junho de 2010

Os Direitos Inalienáveis do Blogger*

1. O direito de ter (ou não) um blogue.
2. O direito de passar dias, semanas ou meses sem postar.
3. O direito de não dar continuidadade ao blogue.
4. O direito de reeditar posts anteriormente publicados.
5. O direito de postar não importa o quê.
6. O direito de criar uma personagem e/ou existência fictícia(s).
7. O direito de saltar de tema em tema.
8. O direito de ter temas-tabu.
9. O direito de publicitar, ou não, o seu blogue.
10. O direito de não querer falar sobre o que se postou.



* adaptação (muito) livre dos Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

quarta-feira, 9 de junho de 2010

ainda os biquínis


Admito que se trate de uma paranóia geograficamente delimitada, mas a febre dos biquínis regressou. Desta vez, ouvi recorrentemente as lamentações das colegas devido à impossibilidade de poderem desfilar com as suas recentes aquisições. Ainda por cima, (imagina tu, que horror!) biquínis caríssimos, porque os anos passam e o corpo já não é o que era há dois ou três anos. Agora é preciso investir num bom biquíni que disfarce as imperfeições da idade.
Eu juro que não percebo, mas partindo do princípio que toda a gente chama biquíni ao mesmo que eu, não consigo imaginar esses biquínis caros e maravilhosos (e milagrosos, atrevo-me a a acrescentar) que escondem celulite, gordura localizada e outras marcas e transformam um qualquer camafeu numa miss universo.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

sabedoria (im)popular (4)


Cavalo dado...






... já não tem dentes.




quarta-feira, 2 de junho de 2010

publicidade gratuita (3) (e não intencional, devo acrescentar)

Ontem tirei a bicicleta da arrecadação. Limpei-lhe o pó, verifiquei a pressão dos pneus e testei os travões.

Hoje a Time Out sugere percursos para andar de bicicleta na cidade.

Acho que o universo está a conspirar para que eu, finalmente, recomece a pedalar e nós não devemos contrariar os sinais.