sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Aprendizagem empírica


Durante anos, encheram-me a cabeça com pedagogias e psicologias que garantiam que todas as ordens e proibições deviam ser justificadas às crianças e adolescentes.
Muito crédula e obediente, iniciei a minha actividade profissional com o intuito de cumprir na íntegra essas directrizes. Cedo reparei que em muitas situações essas justificações geravam contestação, argumentação (mais ou menos duvidosa e/ou elaborada) e muita perda de tempo.
Com o tempo, decidi justificar apenas aquilo que entendo dever ser justificado e responder simplesmente “Porque eu estou a dizer” quando entendo ser suficiente.
Resultado: menos contestação e menos perda de tempo.
Moral: o bom senso sobrepõe-se a todas as teorias.

domingo, 23 de janeiro de 2011

lavagem de dinheiro


Este fim-de-semana dediquei-me à lavagem de dinheiro. Literalmente.

nem tudo o que parece é (2)

Desde muito cedo, percebi que sou uma pessoa preguiçosa e desorganizada. Sempre que me caracterizei dessa forma junto de colegas de escola ou de trabalho ouvi vozes de discordância: “Nem pensar. Tens tudo tão organizado. Cumpres todos os prazos. Trabalhas imenso.” E fico feliz; é bom saber que consigo disfarçar. O que a maior parte das pessoas não sabe é que eu faço um trabalho rigoroso, intenso e permanente de autopoliciamento. Faço listas mentais e/ou escritas de tarefas, estipulo prazos, defino prioridades, organizo pastas e dossiers e avalio constantemente o cumprimento daquilo a que me propus. Não me dou tréguas. Mas, naturalmente, este esforço diário cansa-me e, de tempos a tempos, o polícia que vive dentro de mim adormece um pouco e entro num sistema de serviços mínimos, em que só aquilo que é prioritário é feito. É o caos. As pastas desorganizam-se, as tarefas secundárias acumulam-se; eu entro, rapidamente, em parafuso e o sinal de alerta dispara. Acto contínuo, estipulo uma agenda muito mais rígida para os dias que se seguem de forma a compensar os dias (por vezes, apenas algumas horas) de liberdade.