segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

facebook, o evangelizador

Durante a minha infância e adolescência, não tive uma educação para o que agora se designa de educação para o otimismo, para a felicidade e outras coisas positivas. Fui educada para o trabalho, o esforço, a seriedade, a responsabilidade, o rigor e outras características e valores que nos remetem imediatamente para caras carrancudas e azedas. 
Não havia nessa forma de educação qualquer fundamento religioso ou uma linha pedagógica, era apenas uma forma de ser e de se estar na vida. Brincadeiras, gargalhadas, diversão? Também aconteciam, pois claro. Imediatamente seguidas de um alerta: cuidado! tanta galhofa hoje, deve estar quase a acontecer alguma coisa!! Animais? Nem pensar! Sujam a casa. Brinquedos espalhados pelo chão? Nunca! A casa tem de estar sempre impecável! Palavras amorosas? Para quê? A vida não é assim. 
Felizmente, saí de casa antes de ter perdido todo e qualquer resquício de sentido de humor e a capacidade de me rir de mim e de alguns percalços da vida. A tempo de saber que a melhor forma de encarar a vida é com leveza. Que o copo não está sempre meio vazio. 
Saí a tempo e nunca desisti de "evangelizar" a minha mãe. A vida não é só trabalho, obrigações, dever. Nunca me pareceu que estivesse a conseguir provocar grandes alterações e eis que, vindo do nada, o facebook revela-me uma mãe que partilha fotos pirosas de animaizinhos fofinhos e repletas de frases piegas. Revela-me uma mãe que acha piada às gracinhas das crianças e que fica maravilhada com paisagens e dizeres espirituosos. Podias ter chegado mais cedo, facebook.



sábado, 21 de dezembro de 2013

preparativos para o 1º jantar de Natal


dentro de momentos...



quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

fazer às três pancadas para mais tarde corrigir: vantagens e desvantagens

vantagens:


  • aproveitam-se as ideias do momento;
  • não fica tudo por fazer;
  • dá uma sensação de alguma tranquilidade

desvantagens:

  • a sensação de andar a arrastar o tema/trabalho muito tempo começa a enjoar;
  • não apetece melhorar o que já está feito;
  • a sensação de tranquilidade pode provocar procrastinação

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

foco




Só sonhar não basta. Foco. Preciso de foco.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

pergunta retórica



Desperdiçar passar uma manhã a ler técnicas e estratégias de gestão de tempo não será um paradoxo?


terça-feira, 3 de dezembro de 2013

pois... se calhar...




Pelo menos, mais original e exequível do que as que me ocorrem.


imagem daqui