quarta-feira, 26 de maio de 2010

rosa dos ventos


Já trabalhei e vivi no norte, no centro e no sul. Em cidades grandes, médias ou terreolas quase perdidas no meio de nada. No litoral e no interior. Em todos os locais conheci pessoas inteligentes, cultas, generosas, sofisticadas, modernas, informadas e também imbecis, broncos, egoístas, gente mesquinha e com mentalidade retrógrada.
Em qualquer das terras, tive o desprazer de conhecer preconceituosos que pensam que, para além dos limites da sua freguesia, os outros só lhe merecem desprezo ou escárnio: os da cidade olham com sobranceria para os coitados da santa terrinha; os das zonas rurais gozam com os citadinos que pensam que só existem galinhas no aviário ou que os morangos nascem nos supermercados; os do norte pensam que os alentejanos usam sempre a samarra e estão sempre a descansar; os do sul gozam com os do norte por não saberem falar… E as alarvidades continuam…
E eu que nunca tive (mas cada vez tenho menos) paciência para essas tretas, dou por mim a ter acesas discussões defendendo ora uns, ora outros, numa tentativa de desmistificar estas idiotices. Haja paciência!