terça-feira, 20 de julho de 2010

das viagens e dos viajantes

As pessoas que gostam mesmo de viajar são as que apreciam todos os momentos, não têm receio de se misturarem com os povos que visitam, usufruem dos cheiros, apreciam os sabores e não passam o tempo a fazer comparações com o país ou a cidade em que vivem.
Não conheço um único verdadeiro viajante, daqueles que já palmilhou desde a Nova Zelândia até à Islândia, que transporte toneladas de bagagem pela mera preocupação de levar sapatos e carteira a fazer pendant ou para garantir que a cor de cada t-shirt é a mais indicada para as calças que vai vestir nesse dia.
Com essa preocupação de guarda-roupa apenas conheço alguns coleccionadores de viagens, daqueles que escolhem os destinos da moda ou a pensar nas crises de invejite que poderão provocar. São os mesmos que ficam com pouco tempo para desfrutar das pequenas coisas porque andam atarefados a fazer compras ou a escolher as melhores poses para as fotos.
Ainda me falta muito para me poder incluir no primeiro grupo, mas, para meu orgulho, grito aos sete ventos que nunca pertenci ao segundo.