quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Testando a sabedoria popular


A minha avó costumava dizer que "A quem dói o dente que busque o barbeiro*", o que pode fazer todo o sentido. No entanto, nos dias que correm, muitas vezes aquele a quem doeu o dente considera que o barbeiro tinha a obrigação de adivinhar e devia tê-lo procurado e, por isso, trata de reclamar junto do gerente da barbearia. No preciso momento em que escrevo, tenho quase a certeza de que é o que está a acontecer, sendo que eu sou o barbeiro. No entanto, retornando à sabedoria da minha avó, lembro-me de lhe ouvir muitas vezes que "Quanto mais a gente se abaixa mais o rabo lhe aparece" (sendo uma mulher do campo pouco dada a preciosismos linguísticos, em vez de rabo dizia "cu"). Este adágio popular também me parece fazer todo o sentido. Assim sendo, e voltando ao início desta história, eu sou neste momento o barbeiro que não quer mostrar o rabo.

* Os dentes da minha avó, tal como os dos restantes habitantes da aldeia, não conheceram um dentista, apenas o barbeiro.